Em sua primeira edição, o Celebrar Histórias com a Diersmann foi um momento de reflexão e muito sentimento. O evento, realizado na tarde de sábado (06), no Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul, reuniu dezenas de pessoas dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Com a participação especial do violinista Luis Kaufmann, músicas como Aleluia, Amigos para Sempre e Como é Grande o Meu Amor por Você embalaram e emocionaram o público presente. A pastora Anelise Lengler Abentroth, da Paróquia Evangélica de Confissão de Santa Cruz do Sul, e o Padre Fabrício Niederle, da Paróquia Santo Antônio, fizeram uma celebração ecumênica. 

O cerimonialista Jônatan Hoffmann, condutor das Cerimônias de Despedidas do Memorial e Crematório, falou sobre o ciclo da vida e citou o artigo de Martha Medeiros, A Vida e as Estações, comparando as estações do ano com as fases da vida. Os guardiões, que nas despedidas acompanham e guardam as urnas utilizando vestes especiais e luvas brancas, realizaram a soltura de pombas brancas, transmitindo paz e homenageando todos os entes queridos e amigos que já partiram.

O diretor Régis Diersmann afirma que este evento foi idealizado principalmente por causa das famílias que, neste período de pandemia, não puderam se despedir de seus familiares. “Foi muito gratificante perceber que conseguimos tocar o coração das pessoas presentes e talvez ajudá-las a passar pelo luto”. 

O Celebrar Histórias com a Diersmann reuniu público dos dois vales em que o grupo está presente, sendo aberto ao público em geral. A próxima edição está marcada para o dia 5 de novembro de 2022.