A cremação ainda é um grande tabu para muitas pessoas e muitas vezes, falar sobre ela pode gerar desconforto. Esse, no entanto, é um processo muito comum nas funerárias, assim como os sepultamentos tradicionais.

No Brasil, a cremação também vem se tornando um tipo de sepultamento comum. Mas, ainda assim, existem algumas dúvidas sobre ela.

No blog de hoje, vamos eliminar algumas delas. Continue a leitura para conferir. 

1 – Como funciona a cremação?

Após o velório, que acontece em um local escolhido pela família, o corpo é conduzido dentro da urna funerária (caixão) até o crematório. A cremação pode levar em torno de 2 horas ou mais.  Este processo não pode ser acompanhado pela família (vamos explicar isto mais à frente).

Após a cremação, a funerária tem até 10 dias úteis para entregar as cinzas à família.

2- É necessário ter uma urna funerária? 

Sim. A urna funerária (também chamada de caixão) e o corpo são cremados juntos Por isso, antes do processo, são retirados os materiais como vidros e alças. 

3 – Existe algum tipo de restrição para realizar a cremação?

Em casos de morte violenta, quando a família opta pela cremação do corpo, ela precisará de uma autorização judicial para realizar o processo de cremação. Mas, quando a morte é natural, é preciso apenas a assinatura de dois médicos ou a de um médico legista.

4 – A cremação é realizada imediatamente após o óbito?

De acordo com a lei, a funerária e a família deverão respeitar o período mínimo de 24 horas após o óbito para realizarem a cremação. Ressaltamos que a Diersmann, além do período estipulado por lei, respeita o tempo que cada religião acredita ser necessário.

5 – A cremação é mais cara que os outros processos de sepultamento?

Ao contrário do que se imagina, a cremação é financeiramente a escolha mais econômica. Os gastos com velório continuam os mesmos; contudo, não há gastos com cemitério e manutenção do túmulo.

6 – Sou da família, posso acompanhar o processo de cremação?

Não, isto é uma questão de segurança e saúde. Na câmara de cremação só é permitida a entrada de profissionais autorizados. Este é um processo técnico que exige cuidado e atenção.

7 – Quanto tempo dura a cremação?

O tempo varia de acordo com o tamanho e peso de cada indivíduo. Para um adulto de tamanho médio, por exemplo, pode levar de duas a três horas. A temperatura do forno oscila entre 800ºC a 1.200ºC.

8 – É possível cremar mais de um corpo por vez?

Não. A lei não permite que dois corpos sejam unidos e cremados ao mesmo tempo. Além do mais, o equipamento utilizado para a cremação só suporta uma urna funerária por vez. Ou seja, só é possível cremar um corpo de cada vez.

9 – A cremação dispensa o velório?

Não. O cerimonial do velório permanece o mesmo, respeitando as culturas de cada religião. A família também pode optar por uma cerimônia de despedida. Contudo, é essencial que haja o velório para que todos possam se despedir do indivíduo. 

10 – O que fazer com as cinzas após a cremação?

Esta é uma situação que cabe à família e ao desejo manifestado anteriormente pelo falecido. Para o destino das cinzas existem diversas possibilidades como acomodar no jazigo da família, espalhar na natureza, transformar em jóias, permanecer com parentes ou acomodar em um local de referência para prestar homenagens, como Sala de Memórias. Há também as urnas biodegradáveis, onde você deposita as cinzas em um local e também as sementes de uma árvore. Você pode plantá-la e dela nascerá uma linda árvore. 

Outra opção que você encontra aqui no Diersmann para homenagear o ente querido e guardá-lo para sempre é o projeto “Sementes de Vida”, onde entregamos, após a cremação, um sachê com flores selecionadas e nutridas de grandes significados. 

Pergunta extra – Existe algum plano de cremação? 

Sim, aqui no Diersmann, por exemplo, você encontra plano de cremação. Ao optar pelos nossos serviços, também há a possibilidade de contratar uma cerimônia de despedida ao ente querido, caso seja de seu interesse.  

No plano de cremação, quando o óbito acontecer o procedimento não tem custo. Isso porque, o plano prevê o pagamento de uma mensalidade que cobre a cremação de todas as pessoas do grupo familiar que estiverem incluídas nele.

Ainda é possível contratar a cremação de forma particular no dia do óbito, ou comprá-la de  forma antecipada aqui no Diersmann. 

Vale ressaltar que para aderir ao plano de cremação, é necessário possuir um plano funerário Diersmann.

Para saber mais sobre as nossas opções, nos chame para uma conversa. Trabalhamos com responsabilidade para respeitar os desejos de todos os entes queridos de nossas famílias.