O Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales em Santa Cruz do Sul recebeu mais de 80 pessoas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, na realização da 3ª edição do Celebrar Histórias com a Diersmann.

O evento, alusivo ao Dia de Finados, aconteceu no último sábado (04/11) e reservou momentos emocionantes ao valorizar lembranças que visam a compreensão do luto, tudo regado ao som do violinista Célio Elgert e da colaboradora Nadine Mueller, com voz e violão.

No encontro o Padre Fabrício Niederle, da Paróquia Santo Antônio, e o Pastor Eliézer Bublitz, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz do Sul conduziram um momento ecumênico que exploraram o tema do evento: “A saudade é o amor que fica”, marcante para o público presente.

Além disso, a psicóloga Márcia Wink, palestrou sobre a importância do equilíbrio entre passado e presente, explicando sobre as diferentes fases do luto, e também relatou como é possível atravessar momentos difíceis levando em conta as experiências de cada um.

“Falar sobre a experiência, conseguir expressar sua dor e chorar, compreender que a pessoa se foi fisicamente, mas continua presente  em suas lembranças e no legado que deixou é muito importante”, ressaltou a psicóloga. 

Para encerrar, simbolizando a jornada do espírito que partiu para um mundo de paz, pombas brancas foram soltas ao céu ensolarado, fechando o evento com bastante emoção, repleto de boas memórias. O público presente ainda pode fazer uma visita ao prédio do Memorial e Crematório e foi presenteado com lírios da paz.